DEL discute projetos para o Desenvolvimento Econômico

Nesta segunda-feira, ocorreu a reunião mensal do programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local), desenvolvido pela Prefeitura de Rio Negrinho em parceria com a Acirne, Câmara de Vereadores, e diversas entidades da cidade. A pauta deste encontro foi focada nas prioridades elencadas pela Câmara Técnica da Indústria e Comércio para Rio Negrinho.

Durante a apresentação, o empresário Germano Basso falou dos itens levantados pela Câmara Técnica, como capacitação de mão de obra, atração de empresas e de hoteis, prospecção para investimentos em energias alternativas, entre outras. Os itens foram analisados e discutidos pelo Conselho Gestor, que definiu quais devem ser priorizados.

Presente no encontro, o prefeito Julio Ronconi ressaltou a importância do trabalho do DEL para alavancar o desenvolvimento econômico de Rio Negrinho. “Essa união de ideias, de forças, é fundamental. E precisamos juntos buscar soluções a curto, médio e longo prazo, para que os objetivos sejam alcançados”, frisou ele.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Núcleo da Mulher Empreendedora de Rio Negrinho participou do Empreende Mulher Catarinense

Integrantes do Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) estiveram presentes no Empreende Mulher Catarinense. O empreendedorismo feminino e o papel da mulher enquanto agente de transformação na sociedade estiveram em pauta durante a quarta edição realizada na sexta-feira, 17, no Maria’s Centro de Eventos, em Camboriú/SC. Reunindo cerca de 300 participantes, o encontro comemorou a passagem do Dia Nacional e Dia Estadual da Mulher Empresária e foi promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), em conjunto com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME).
 
Representatividade
 
A presidente do CNME, Neiva Kieling, destacou o papel da mulher na sociedade e o protagonismo feminino: “Precisamos sensibilizar as mulheres para realmente serem protagonistas nas entidades empresariais, nas empresas, na política, enfim, em todos os campos da sociedade”.
 
Jonny Zulauf, presidente da Facisc, falou da força do movimento da mulher empresária para a Federação, que hoje representa mais de 34 mil empresas no Estado. “Destaco importantes bandeiras em que a mulher está no centro, como o desenvolvimento sustentável e social e o desenvolvimento da América Latina”, enfatizou, frisando o projeto Al-Invest e o movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em ambos, a equidade de gênero é considerado essencial para o crescimento da sociedade.
 
Em sua fala, a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, chamou as empresárias presentes para uma reflexão em torno da disparidade salarial. “Santa Catarina é o estado brasileiro que tem mais diferença entre os salários de homens e mulheres. É nosso papel contribuirmos para mudar essa realidade”, afirmou. Ela também falou sobre as ações que o Conselho vem desenvolvendo em prol do protagonismo das mulheres empresárias em Santa Catarina e agradeceu a participação no evento. Patrocinadora oficial do seminário, a Sicredi também esteve representada no evento pelo diretor executivo da Sicredi Litoral, Arão João da Silva Neto.
 
Transformação pelo exemplo
 
O 4º Empreende Mulher Catarinense foi palco de histórias inspiradoras. Uma delas foi contada pela representante da ONG Inspiring Girls International no Brasil, Corinne Giely Eloi, que abordou o tema “Inspirando novas gerações”. Durante sua explanação, ela mostrou quais os objetivos da organização para transformar a realidade de jovens mulheres ao redor do mundo.
 
Falando em transformação, a diretora do Grupo Ouseuse, Rosana Marques, usou seu espaço para evidenciar “Como engajar pessoas, inspirar ações e transformar uma cidade”, tendo como exemplo o trabalho desenvolvido na cidade de Juruaia, em Minas Gerais. Defensora do associativismo, Rosana tem expressiva participação neste meio e compartilhou suas experiências com entusiasmo.
 
Para finalizar a programação da manhã, a diretora de Operações do Sicredi RS/SC, Angelita Marisa Cadoná, destacou o “Cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento”, mencionando, especialmente, as ações do Programa Sicredi Mulher. São atividades de capacitação e qualificação que têm como foco o público feminino e contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres ligadas à cooperativa de crédito.
 
Momento de inspiração
 
A hora do almoço foi uma oportunidade para a troca de experiências e geração de negócios entre as participantes. Por meio de uma atividade proposta pela organização do evento, as mulheres apresentaram suas empresas e compartilharam boas práticas e ideias, sob a orientação da consultora do Ceme, Mariane Bergmann.
 
Já a 1ª secretária do Conselho, Rejane Silva Sánchez, subiu ao palco para falar sobre o cenário de feminicídios no Brasil, alertando e repassando conhecimento acerca do tema. Na sequência, a presidente da Associação Empresarial de Santa Terezinha (Aciast), Ana Sapelli, falou sobre “Como transformar dificuldades em oportunidades e contribuir para o desenvolvimento local”.
 
Mágica e ilusionismo na palestra master
 
De forma criativa e dinâmica, a psicóloga e ilusionista Meiry Kamia enfatizou o empoderamento feminino, a autoconfiança e a inteligência emocional a partir do tema “A mágica da transformação”. Sua palestra marcou o encerramento da programação do Empreende Mulher Catarinense 2018, deixando as participantes na expectativa para as atrações do próximo ano.
 
Tendo como patrocinadora oficial a Sicredi, a ação contou com o patrocínio da Casaredo e do Sebrae, além do apoio financeiro da União Europeia, por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Cainco), Santa Cruz, Bolívia. As associações de Balneário Camboriú e Itajaí, assim como a Unifique Internet e a Sankhya Gestão de Negócios também foram apoiadoras da iniciativa.
Fonte: Facisc.

Palestra abordará inovação na gestão pública

Na sexta-feira, dia 17, ocorre na Câmara de Vereadores palestra sobre a Inovação na Gestão Pública. O evento é uma promoção da Prefeitura de Rio Negrinho, e a entrada é um quilo de alimento não-perecível, que será doado à Casa Lar. As palestras iniciam às 19 horas, e terão os especialistas Marcelo Fett e Italo Vinicius Coelho de Amorim tratando o assunto, que é aberto ao público em geral.

A inovação é o caminho que muitas empresas têm trilhado na busca por permanecerem competitivas no mercado. Os processos têm sido repensados, os modelos de negócios e estruturas organizacionais recriadas, tudo isso com o auxílio de muita informação e novas tecnologias. E neste aspecto, o governo também precisa se reinventar, conforme defende o prefeito Julio Ronconi. “Hoje o mundo atual exige que se reinventamos a todo instante. É necessário otimizar os processos e reduzir custos, e a tecnologia e a inovação são fundamentais para este processo também no serviço público”, ressalta ele.  O evento tem apoio da Acirne e da empresa 3 Irmãos, com organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Quem são os palestrantes

Palestra: ‘O Governo do Futuro’

Palestrante: Marcelo Fett

Currículo:  Advogado (UNIVALI, 2002), Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça tendo acumulado as Secretarias da Fazenda e da Infraestrutura em diferentes períodos (2014-2017). Ex-presidente da Itajaí Participações S/A, empresa pública municipal responsável pela promoção e atração de investimentos para a cidade (2013-2014). Membro da equipe do Programa Inova@SC da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, responsável pela atração de importantes investimentos para o Estado com destaque para a unidade da BMW de Araquari. Participou também da concepção da Agência Investe SC de atração de investimentos e das bases do Programa Catarinense de Inovação (2011-2013). Foi membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville(2011-2012), do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis  (2011-2012) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palhoça (2015-2017). Atualmente é Diretor de Relações com Mercado da Softplan Sistemas e Diretor da Rede Catarinense de Inovação – RECEPETI (2016-2018).

Palestra: ‘Como a tecnologia pode aumentar a arrecadação do seu município sem aumentar impostos’

Palestrante: Italo Vinicius Coelho de Amorim

Currículo: Especializado em Gestão de Processos de Negócios e Analista de Sistemas. Com experiência em transformação digital no setor público, atualmente, é responsável pelo InnovaCity, plataforma que potencializa e transforma a fiscalização do setor público municipal.

Prefeitura de Rio Negrinho

Voz única 2018 ganha força e visibilidade

Uma iniciativa apartidária realizada pelo Sistema FACISC com suas 146 Associações Empresariais que organizam mais de 80 mil empreendedores em todo estado, mobilizando quase um terço do público eleitor catarinense, o Programa Voz Única ganha força e visibilidade com a proximidade das eleições.

Criado com o propósito de ser uma ferramenta que informa as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada e acessível, bem como o status dos esforços da classe política para atender essas necessidades, o Programa será apresentado nos próximos dias 16, em Tubarão, durante a Assembleia Geral do Cejesc e no dia 22 no Fórum do DEL, em Penha.

No dia 13 de setembro, em Florianópolis, será o lançamento e a primeira entrega da Cartilha para os candidatos com as demandas prioritárias da classe produtiva catarinense, dando início ao roadshow que percorrerá as doze regiões do Estado.

Além da agenda, o programa vem conquistando o apoio de importantes entidades, como por exemplo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Ordem dos advogados do Brasil (OAB), que já assinaram protocolo de intenções para apoio ao programa.

Para saber mais sobre o programa acesse: https://www.vozunica.org.br/

Facisc repudia aumento de energia elétrica

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina se manifesta contra o aumento de energia elétrica anunciado nesta segunda-feira, 13. A entidade entende a justificativa da Celesc, mas destaca que num momento de recuperação da economia é inaceitável qualquer aumento de preços administrados. “As empresas absorvem esse custo que é fixo e se tornam menos competitivas”, ressalta o vice-presidente de infraestrutura da Federação, André Gaidzinski. Ele também explica que outro ponto que ninguém fala é a aritmética. A carga tributária da conta é estrondosa e com a tarifa aumentando o Governo Estadual arrecada mais na mesma proporção do aumento. “Sempre a conta vai para empresário pagar, o governo não é solidário, na realidade é egoísta, alheio e afastado do setor produtivo onde aumenta a ineficiência, piora o atendimento ao cidadão usuário e a corrupção fica cada vez mais aparente em um modelo de gestão baseada em empregar membros de partidos coligados levando ao caos a administração pública”.

O aumento
A Celesc anunciou um reajuste médio de 13,86% na conta de luz a partir do dia 22 deste mês – quarta-feira da próxima semana e vale para todos os consumidores de energia de Santa Catarina que são clientes da Celesc. A alta é duas vezes maior do que a inflação oficial (IPCA) acumulada no período considerado, de agosto de 2017 a julho de 2018, que alcançou 4,48%. Anunciado hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste varia um pouco dependendo do perfil do consumidor.

As residências, que utilizam baixa tensão e integram o Grupo B de consumo, terão alta de 13,15%. As empresas, especialmente industriais e grandes estabelecimentos comerciais como os shopping centers, que usam alta tensão e integram o Grupo A, terão alta de 15,05%.

Desta vez, o que mais pesou no aumento da conta de luz foi a elevação de encargos setoriais, com aumento de 21,44%; e o custo da energia comprada pela distribuidora, que subiu 11,06%. Segundo a Aneel, esses dois itens responderam por 4,77% e 5,08%, respectivamente, no efeito médio dos 13,86%.

Outro peso importante veio dos custos financeiros resultantes de compra de energia, principalmente térmica, no ciclo tarifário anterior, que ultrapassaram a cobertura tarifária prevista para o período. Esse item correspondeu a 7,48%. A tarifa inclui também os custos operacionais da Celesc, que variaram 1,86% nos 12 meses considerados, por isso pesaram apenas 0,37% no reajuste final.

– De cada R$ 1,00 faturado pela Celesc, menos de 14 centavos ficam com a empresa – afirma o presidente da companhia, Cleverson Siewert, ao destacar que a tarifa paga pelo consumidor inclui os custos totais, ou seja, de geração, transmissão, distribuição, encargos setoriais e impostos.

Impostos e encargos
Do total pago na conta de luz, 34,3% são os custos da energia; 26,8% são impostos (21,4% de ICMS e 5,4% de PIS e Cofins), 18,2% são encargos setoriais, 13,6% custos de distribuição, 6,8% custos de transmissão e 0,4% são receitas irrecuperáveis. Os encargos setoriais que os consumidores terão que pagar são para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e Energia de Reserva (EER), Proinfa, P&D e Eficiência Energética e Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica.

Em agosto do ano passado, o reajuste do preço da energia para os catarinenses foi menos salgado, 7,8%. Contudo, segundo a Celesc, de 2010 a 2018, a conta de luz das residências de SC subiu 60,14% enquanto a inflação acumulada avançou 62,68% no período e o IGP-M, 62,75%.

Com informações da colunista Estela Benetti – Diário Catarinense.

Semana dos Núcleos contou com a participação de 1.500 pessoas

Mais de 1.500 pessoas participaram da Semana dos Núcleos da Acirne, que aconteceu de 06 a 11 de agosto. Esta que foi a quarta edição englobou temas variados e uma extensa programação, incluindo palestras, capacitações, workshops, networking e negócios. Durante a Semana ocorreu também uma comemoração especial, os 40 anos da Associação Empresarial de Rio Negrinho. Na terça-feira, 07, associados, nucleados, comunidade e autoridades, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores em uma sessão solene onde a entidade recebeu o título de “Ordem de Mérito Municipal”.

A presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, destaca o trabalho voluntário de todos os profissionais na organização dos eventos em prol do desenvolvimento empresarial, compartilhando assim conhecimento e buscando o engajamento do maior número de pessoas. “Os profissionais altamente gabaritados compartilhando conhecimento, no qual a comunidade e a classe empresarial participaram efetivamente. Isso é o que motiva os nucleados em todos os eventos. Agradecemos a todos que direta ou indiretamente participaram, e em especial aos nucleados, que não mediram esforços para que o sucesso fosse alcançado. Lembrando que esse é um trabalho voluntário, onde todos os envolvidos, intercalam suas atividades profissionais com a organização dos eventos. Isso é engajamento e pertencimento”, destaca.

Atualmente a Acirne conta com 10 núcleos divididos em setoriais, multissetoriais e temáticos. Com o objetivo de fortalecer o associativismo, os nucleados promovem novos negócios, trocam ideias, buscam soluções referente a problemas em comum e assim surgem lideranças. Além de engajar ainda mais os grupos, os eventos proporcionam também um ambiente de negócios, promovem o conhecimento, o desenvolvimento empresarial e reforçam o compromisso social com a comunidade.

Acirne recebe o título de Ordem de Mérito Municipal

Na noite de terça-feira, 07, a Acirne recebeu o título de “Ordem de Mérito Municipal” pelos seus 40 anos de fundação, na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho. A Sessão Solene teve como base o Decreto Legislativo nº 497/2018, de autoria dos vereadores Luciano Alves e Willian Righetto e reuniu associados, nucleados, autoridades e comunidade.

O vereador Willian Righetto reforçou a importância do trabalho da Associação, destacando ações importantes. O vereador Luciano Alves lembrou das práticas associativistas e do trabalho voluntário dos nucleados.

A coordenadora do Núcleo de mulheres empreendedoras, Tânia Regina Liebl Kogler, destacou os resultados positivos obtidos na participação do movimento associativista, na melhoria entre a relação doação e contribuição. “Percebemos que temos que elevar constantemente a nossa competitividade, e assim participar do movimento associativista através dos núcleos, que oportuniza a melhoria da liderança, a força do pensamento empreendedor e a busca efetiva de resultados. Tais participações fizeram com que os integrantes dos núcleos buscassem seu crescimento profissional e pessoal, principalmente através da dedicação voluntária para cada causa representada. Como coordenadora apresento aqui o meu sentimento de gratidão em estar neste processo de desenvolvimento empreendedor, que nos torna como cidadão mais presente no seu eu, na família, na empresa e nas suas causas. O crescimento é possível em qualquer nível, principalmente quando aceitamos desafios”, completa.

A presidente Eliete Adriani da Cruz, agradeceu pelo título fornecido e a todos os envolvidos atualmente no movimento associativista e aqueles também que já passaram pela instituição. “Nosso papel é ampliar cada vez mais as discussões em torno das causas empresariais, onde temas globais como inovação, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, tecnologia da informação, planejamento, melhoria contínua, networking, qualificação, entre outros, são temas recorrentes em nosso meio, transformando-se diariamente em ações locais, para os nossos negócios e para a comunidade. A cada um de nós cabe o dever de participar, contribuir e construir o melhor. Pensar o desenvolvimento econômico, contribuir para ressocialização, garantir a segurança e motivar, principalmente as gerações futuras há uma só direção, do pertencimento. Desde a ação mais simples a mais complexa, percebemos na causa em que participam, a entrega de cada um de vocês, buscando incansavelmente, respostas as próprias perguntas, contudo sempre respeitando a missão da instituição. Sentimos imenso orgulho dessa manifestação constante, que aproxima, coopera, associa e participa do nosso desenvolvimento constante. Resgatar o tempo passado da Acirne, afirmar o presente e redirecionar o futuro, embarcado na mais alta tecnologia, é o que almejamos neste momento, e convidamos a todos a aprimorar e ampliar essa história”, conclui.

 

Núcleo apresenta projeto voltado a sinalização turística

Integrantes do Núcleo de Turismo da Acirne, por meio do Coordenador Felipe Kmiecik, apresentaram na tarde de segunda-feira, 06, o projeto de sinalização turística de Rio Negrinho, uma parceria público-privada.

O projeto visa reforçar a identidade do município, priorizando o eixo histórico-cultural do centro urbano, integrando a experiência entre o morador e turista, fortalecendo o circuito turístico e implantando a sinalização entre as áreas urbana e rural.

Felipe informou que os integrantes já estão com os orçamentos. “Haverá um preço tabelado para as empresas que tiverem interesse na adoção das placas, mas o objetivo é viabilizar o projeto, que terá o preço de custo, ou seja, queremos implantar a sinalização, deixar uma informação clara para a população e para o turista que nos visita, mantendo assim uma organização”, destaca.

A arquiteta e urbanista da Prefeitura de Rio Negrinho, Eloize Yoshiko Kamei, apresentou detalhes do projeto e seu funcionamento. As placas além de indicarem as rotas, proporcionam o estímulo para a visitação de pontos turísticos, englobam informações históricas, padronizam o visual, oferecendo segurança e ao mesmo tempo receptividade.

Serão disponibilizadas em torno de 50 placas englobando três tipos: indicativas de localidades e distâncias, orientativas e direcionais e placas de identificação de pontos de interesse turístico e localização.

Após a apresentação do projeto, os integrantes seguem agora trabalhando nos orçamentos e nos contatos com as empresas interessadas em adquirir o espaço e expor a sua marca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3644.2131.

A ação conta com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

Geração Empreendedora tem nova capacitação de empresários voluntários

Durante toda a sexta-feira, 03, empresários dos Núcleos de Jovens Empreendedores e da Mulher Empresária das Associações Empresariais de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Schroeder e Rio do Sul participaram da capacitação de multiplicadores do programa Geração Empreendedora 2018, coordenado pela Federação das Associação Empresariais de Santa Catarina (Facisc), juntamente com os Conselhos Estaduais de Jovens Empreendedores e da Mulher Empresária. A capacitação aconteceu na Associação Empresarial de São Bento (Acisbs), das 8h30 às 17 horas.

O encontro contou com a participação da coordenadora de projetos especiais da Facisc, Adelita Adiers, que reforçou a importância do programa nos municípios, que tem o objetivo de despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de ensino médio. “Quando desenhamos o programa não tínhamos noção do quanto ele cresceria, para a próxima edição estamos estudando formas de ampliação. Sem falar que já recebemos a manifestação de interesse de outros estados” conta Adelita.

A condução das atividades do dia foi realizada pelas diretoras do Geração Empreendedora, Camila Laurindo do Cejesc e Iara Raimar do Ceme.

O presidente da Acisbs, Jonathan Roger Linzmeyer, que participou da capacitação na cidade, disse que foi um dia bastante proveitoso. “Sou um grande incentivador do desenvolvimento do empreendedorismo e do associativismo nas escolas, pois precisamos mostrar aos jovens as oportunidades. Esta é a 3ª edição que a Acisbs integra o Geração Empreendedora e nossas experiências têm sido um grande aprendizado. Crescemos juntos, nos enquanto entidade e os jovens que participam desse programa”, destacou.

Os impactos e atualizações da reforma trabalhista são tema de palestra

De 06 a 11 de agosto acontece a Semana dos Núcleos na Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne). Diversos eventos serão realizados todos os dias englobando palestras, capacitações, visitas técnicas, workshops e a geração de negócios entre os participantes.

No dia 08, integrantes do Núcleo de gestores de recursos humanos realizam a palestra “Reforma trabalhista, os impactos e atualizações”, com integrantes do Comitê Jurídico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Murilo Gouvea dos Reis e Lethicia Ferreira.

A coordenadora do núcleo, Regiane de Almeida, enfatiza que o assunto é uma ótima oportunidade para a troca de ideias e conhecimentos. “O grande impacto sobre as relações de trabalho causado pela reforma trabalhista e a insegurança que ainda existe sobre o tema foi motivo para buscarmos esta palestra. No dia será abordado ainda as medidas provisórias, temas relacionados a aplicação assim como a questão jurídica”, destaca. A palestra acontece no dia 08, às 19h, na Acirne. A entrada é um quilo de alimento, açúcar ou trigo, que será revertido para o Grupo Formiguinhas do Bem.

Atualmente a Acirne conta com 10 núcleos divididos em setoriais, multissetoriais e temáticos. Com o objetivo de fortalecer o associativismo, os nucleados promovem novos negócios, trocam ideias, buscam soluções referente a problemas em comum e assim surgem lideranças. Os eventos proporcionam conhecimento, o desenvolvimento empresarial e reforçam o compromisso social com a comunidade. As inscrições podem ser realizadas em www.acirne.org.br/semanadosnucleos

Confira a programação:

06/8 – Lançamento de Projeto de Sinalização Turística de Rio Negrinho – 14h

06/8 – Apresentação Case de Sucesso com Dennis Li Valle – 19h

07/8 – Capacitação: avaliação preliminar de risco e eSocial na segurança do trabalho – 8h às 16h

07/8 – Visita técnica Totvs

07/8 – Sessão solene 40 anos Acirne – 20h

08/8 – Programa Pense Grande – 8h30

08/8 – O impacto da reciclagem do óleo

08/8 – Reforma trabalhista na prática. Os impactos e atualizações – 19h

09/8 – Limpeza de ecobarreira – 9h

09/8 – Fórum de Eficiência Energética – 19h

10/8 – Workshop das Profissões – durante todo o dia

10/8 – 3ª Galinha com Polenta do Empreendedor – 19h30

11/8 – Valorização das empresas locais – 8h30.